Confira o conselho do Papa Francisco para os jovens que não querem se casar

Segundo o papa, é preciso ter coragem e enfrentar os problemas antes de fugir para a casa dos pais

Igreja - O Papa Francisco deu um conselho para as mães que estão preocupadas com os filhos que evitam o casamento e permanecem indefinidamente na casa dos pais. Com seu jeito bem-humorado, ele incentivou as mães a pararem de “passar a ferro as camisas” e a “empurrarem” o filho “para fora do ninho”.

O comodismo da zona de conforto é um dos problemas da juventude, segundo o pontífice. “Caros pais, se ajudarem os vossos filhos a descobrir e abraçar a sua vocação, verão que eles estarão ‘agarrados’ a esta missão [familiar] e terão a força para enfrentar e superar as dificuldades da vida”, disse o papa durante a missa de encerramento do X Encontro Mundial das Famílias, realizada em Roma.

O Santo Padre ressaltou a responsabilidade dos pais na formação da visão dos filhos sobre casamento e família. De acordo com ele, os jovens precisam aceitar a missão de formar um “novo ninho”. Ele citou o exemplo de uma senhora que o procurou porque estava aflita que o filho, já com 37 anos, não queria se casar e estava confortável vivendo com os pais.

“O compromisso com o amor familiar é corajoso, é preciso coragem para casar. Vemos tantos jovens que não têm a coragem de casar”, lamentou Francisco. “As mães dizem-me frequentemente: ‘Padre, faz alguma coisa, diga alguma coisa ao meu filho que não quer casar, ele tem 37 anos de idade'”.

 “Mas, Senhora, não passe a ferro as camisas dele e comece a empurrá-lo para fora do ninho”, aconselhou o papa, arrancando risadas dos fiéis que estavam na Praça de São Pedro. Francisco disse ainda que as mães não devem proteger muito os filhos, colocando-os em uma redoma. Eles devem ser educados, exortou o papa, pelo exemplo para que eles possam buscar inspiração na vida matrimonial dos pais.

Francisco ainda ressaltou que os jovens que passam por crises no casamento não devem seguir o caminho mais fácil, que é voltar para a casa dos pais. “No momento difícil, por favor, não tome o caminho mais fácil: ‘Vou voltar para a minha mãe’. Não! Vá em frente… Haverá tempos difíceis, mas siga sempre em frente… juntamente com o seu marido, com a sua mulher (...)  A redescoberta do amor irá ajudar-nos muito em tempos de crise”.


Deixe seu Comentário


Hubert lucas silva rocha - 16/07/2022 10h43
Pedir orações nossa senhora do Carmo