Igreja investiga caso de imagem de Nossa Senhora que teria derramado lágrima

Caso teria acontecido na Argentina; arcebispo pede cautela aos fiéis

Há anúncios de supostos milagres atribuídos a eventos posteriormente explicados pela ciência ou pela ação humana. Outros casos, só possíveis aos olhos da fé, deram frutos espirituais múltiplos e duradouros.

Por essa razão, a Igreja ordena que, em cada caso de pretensa natureza sobrenatural, seja realizada a investigação mais completa possível. Isso acontecerá em Santa Fé, na cidade argentina de Coronda, onde a arquidiocese local, respeitando e protegendo as testemunhas oculares, já iniciou investigações para estudar a possibilidade de a Virgem Maria ter se manifestado através de uma imagem de Nossa Senhora das Dores que teria derramado lágrimas dos olhos.

O testemunho

Segundo informaram os meios de comunicação locais, após a missa de sexta-feira, 9 de junho de 2023, uma menina de oito anos de idade teria visto a Virgem a chorar. Depois, ela própria alertou os pais e os presentes.

De acordo com os depoimentos, o grupo, ao verificar o que a menina disse e percebendo a mesma coisa, constatou a umidade no rosto da imagem. 

Marcelo Blanche, Vigário Geral Arquidiciose, explicou ao canal Telefé de Santa Fé : “Ficamos todos surpresos, porque, às vezes, Deus tem essas coisas, aparece de forma inesperada e no lugar onde menos se espera. Primeiro a surpresa, depois da surpresa começa-se a ouvir todos os comentários. É aí que o bispo, como responsável pelas paróquias, pelas comunidades da diocese, deve agir em relação ao assunto. Então, a primeira coisa que o bispo fez foi entrar em contato com o pároco, porque essa situação ocorreu em uma celebração litúrgica, em uma missa. O bispo pediu ao pároco que iniciasse o que é chamado de relatório, para explicar o que aconteceu”.

O vigário acrescentou: “Isso tem de ser feito sem colocar opiniões ou subjetividades; é um relato objetivo do que aconteceu naquele momento. O bispo pede ao pároco, que é o padre Sergio Capocetti, que comece a escrever uma carta na qual conta como tudo aconteceu”.

Prudência

Mesmo com a emoção do que poderia ser um sinal da Virgem, o vigário exortou os fiéis a serem prudentes. “Esse trabalho que começa agora exige prudência – para não acelerar os processos – e discernimento para saber se é de Deus, se aqui Deus quer manifestar alguma coisa, porque quando Deus tem essa demonstração de fé é porque com certeza quer manifestar alguma coisa. Então é isso que teremos que ver nos próximos dias”.

A imagem de Nossa Senhora será guardada no local para que “quem quiser rezar, de forma particular, diante dessa imagem o possa fazer com total liberdade e com grande devoção”.

Em declarações ao site Aire, de Santa Fé, o Arcebispo Sergio Fenoy explicou que, até agora, grande parte do que foi coletado oficialmente é através da mídia.

Mesmo assim, diante da história e enquanto avança a investigação, o arcebispo pediu para preservar a menina, os familiares e respeitar a experiência dos fiéis que foram testemunhas. Ele esclareceu que o que deverá ocorrer é uma investigação completa, que pode levar a consultas e pedidos de confirmação por parte da Santa Sé. Por enquanto, esclareceu, trata-se de uma instância local de investigação.