Com 59 capelas, empreendimento quer incentivar a devoção mariana e fomentar o turismo religioso do sul do país

Um grupo de empresários está investindo cerca de R$ 30 milhões na construção de um Rosário gigante na cidade de Muçum, que fica a 160 quilômetros de Porto Alegre (RS).

As obras do monumento católico devem ter início em setembro deste ano. A previsão é que o empreendimento seja inaugurado em 2024.

Como é o projeto

O monumento receberá o nome de Rosário da Proteção, terá cerca de 800 metros de extensão e será construído em uma área de 10,2 hectares. O monumento contará com 59 capelas, que representam as contas do Santo Rosário. As capelas terão formato circular e as que lembram as contas das Ave-Marias medirão 6 metros de diâmetro e 5 metros de altura. Cada estrutura dessa será dedicada às devoções marianas adotadas como padroeiras de diversos países, como por exemplo: Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e Nossa Senhora de Guadalupe (México).

Já as capelas circulares que representam as contas dos Pai-Nossos, Glórias e Salve-Rainha serão um pouco maiores, como no formato físico do Rosário. Elas terão 12 metros de diâmetro e contarão com telas e projeções mapeadas de imagens que explicam os mistérios recitados durante oração Rosário.

A cruz será o início do percurso e abrigará a estrutura administrativa e a bilheteria. O projeto ainda contempla lojas, praça de alimentação, estacionamento iluminação especial e uma estátua de Nossa Senhora do Rosário cercada por jatos de água.

A obra será financiada exclusivamente com recursos da iniciativa privada.

Turismo e formação

A expectativa é que o novo ponto turístico receba cerca de 25 mil visitantes todos os meses. E, mais do que ser um atrativo de lazer, os idealizadores do projeto esperam que o Rosário gigante divulgue ainda mais essa devoção e proporcione formação espiritual.

“Nós queremos atrair os mais jovens com tecnologia e interatividade e, assim, resgatar a fé através da evangelização e do conhecimento. Hoje, muitos católicos não sabem o que são os mistérios do Rosário. Nós queremos resgatar esse conhecimento e incentivar a reza do Rosário, que é a oração católica mais poderosa”, explica o empresário Robison Gonzatti, um dos investidores do empreendimento.

O Rosário da Proteção será construído a 16 quilômetros do Cristo Protetor de Encantado. O monumento, que é maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, ainda não foi inaugurado, mas já recebe visitantes até de fora do Brasil.

Com os dois novos atrativos, a expectativa é fomentar o turismo da região e gerar emprego e renda para os municípios que abrigam os empreendimentos. “O Cristo de Encantado é a âncora do turismo regional, que vai ser incrementado com o Rosário da Proteção. Queremos trazer o público para passear, conhecer e aprender sobre o Rosário – o fundamental para nós é isso: proporcionar esse conhecimento”, acrescenta Gonzatti.

Fé e caridade

Parte da renda obtida com a visitação ao Rosário gigante será revertida a obras assistenciais. “É uma ideia construída com muitas mãos. A Igreja nos incentivou e acreditamos que é um projeto que vai ajudar muita gente, não só economicamente, mas principalmente do ponto de vista espiritual. Como empresário, é uma forma que eu encontrei para ajudar o próximo. E isso é gratificante, pois a fé sem caridade é capenga”, finaliza o empreendedor.

Clique na galeria abaixo e veja como vai ficar o monumento.

Clique na galeria abaixo e veja como vai ficar o monumento.

(slideshow) Rosário da Proteção

Deixe seu Comentário